Viajar de trailer pelo Uruguai: guia completo

Está se perguntando se viajar de trailer pelo Uruguai vale a pena? Nós temos algumas dicas do que fazer por lá.

Viajar de trailer pelo Uruguai: onde acampar e mais

Está pensando em sair do Brasil com seu RV, mas não quer ir tão longe? Que tal dar uma passadinha no Uruguai? Talvez você até pense que viajar de trailer pelo Uruguai não vale a pena. Mas antes de chegar a essa conclusão, vamos falar um pouco sobre o que fazer por lá e no final, você me diz o que achou. Pode ser?

Uruguai e suas belas paisagens

Antes de tudo, existem alguns motivos pelos quais acreditamos ser o melhor país para você começar a sua jornada overlander fora do Brasil (caso você ainda não tenha começado, é claro).

Primeiro, por ser o segundo menor país da América do Sul, a distância entre os lugares para visitar e campings é bem tranquila. O que é bem interessante para quem está pegando o gosto pela estrada ou até mesmo tem crianças que não gostam de ficar muito tempo “presas” em um carro. 

Na América do Sul, o Uruguai só é maior que Suriname

Ademais, a entrada no país é bem simples. Você pode entrar ou por Chuí ou por Rivera. E porque o Brasil faz parte do Mercosul, brasileiros não precisam de visto para ficar no país por 3 meses.

Em relação aos documentos necessários, estarão no final deste artigo. Vamos agora aos lugares que você, campista, deveria conhecer.

Parque Nacional Santa Teresa

A primeira parada pode ser o Parque Nacional Santa Teresa, que fica a 37 minutos da fronteira. O parque é bem grande e há espaço para acampar tanto mais wild quanto com energia e água. A água é quente e os banheiros são bem organizados. A propósito, a melhor hora para tomar banho é de manhã e depois das 3 da tarde, quando ligam a caldeira.

Parque Nacional Santa Teresa

Não é preciso fazer check-in assim que chegar no parque. A entrada é livre para visitas. Se for pernoitar, evite fazer check-in na entrada, procure uma casinha dentro parque, onde a organização é feita por militares e não tem fila. 

Nota: A estadia no parque só acontecerá da terça-feira ao domingo, das 08:00 às 20:00. Lembrando que este post está sendo feito em março de 2022. Este horário de funcionamento pode mudar conforme a situação pandêmica for resolvida. Então, lembre-se de dar uma olhada no site oficial que o exército uruguaio usa para divulgar informações dos parques.

Punta del Diablo

Uma outra opção válida de acampamento a apenas 13 minutos do parque é o Camping Punta del Diablo. É um camping bem estruturado e bem falado no meio campista. Há, na verdade, espaço para todo tipo de viajante. Para saber mais, é só dar uma olhada no site deles

Valizas

A próxima parada é o Camping Valizas 1900. Este é o único camping para trailers naquela região. Os demais são bem pequenos e só têm espaço para cabanas. O camping é bem rústico e oferece as facilidades básicas como, por exemplo, banheiros e pontos de energia. E apesar de ter água potável, é preciso carregar de uma torneira. É um camping com um clima bem hippie, com palestras, shows. Se não te interessar, é só ficar no seu lugar, sem problemas.

Visite o site do camping.

Parque Nacional Cabo Polônio  

Para os amantes da natureza, o recomendado é ir pela manhã, antes das 10.   

Farol de Cabo Polônio

Curiosidade: O farol é o único lugar em que há energia elétrica no povoado.

Reserva de lobos marinhos

Lá não é permitida a entrada de carros, ou seja, não pode acampar com trailers. Mas isso não é um problema, pois o parque fica a apenas 15 minutos de Valizas. Então, é só deixar o trailer em Valizas e ir de carro até o parque. Aliás, essa é uma das grandes vantagens do trailer, ter mobilidade com seu carro para vários passeios. Ao chegar lá, é só deixar o carro no estacionamento e ir caminhando pela areia.

Para visitar os leões marinhos e ver o farol, os caminhões saem de hora em hora ou de 5 em 5 minutos, dependendo do horário e da ocasião.

Outras atividades para fazer por lá são surf, caminhada, andar a cavalo e passear pelas feirinhas coloridas do vilarejo.

Punta Ballena y Punta del Este

O Camping Punta Ballena também é referência para os campistas. E na verdade, ele fica em Punta del Este. Por isso, decidimos falar das duas cidades como um lugar só. São 2 horas e meia de Valizas a Punta Ballena, onde você pode parar esticar as pernas e conhecer um pouco a cidade.

Um lugar muito visitado é a Casapueblo, a casa do artista Carlos Páez Vilaró. A sua arquitetura e ornamentos únicos atraem muitos para observar as obras de arte, da galeria, do museu e ainda ver o pôr do sol. Também há uma cafeteria e um hotel na Casapueblo.

A casa tem uma arquitetura única e é visitada por muitos

Punta del Este é uma cidade maior que Punta Ballena e fica a apenas 17 minutos. Por isso, para nós, faz mais sentido acampar somente em Punta del Este, no Camping Punta Ballena.

A praia em Punta del Este é bem movimentada e vale a pena visitar para tomar uns drinks naturais, passear pelas suas areias ou apenas descansar à sombra. 

Los dedos são o símbolo de Punta del Este

Entretanto, ele não é o único, outro acampamento famoso é o Camping San Rafael. Assim como o Caping Punta Ballena, em San Rafael tanto mochileiros quanto RVs e casas rodantes são bem recebidos. Isso porque ambos são bem espaçosos. 

Em resumo, eles têm tudo o que os viajantes precisam para renovar suas forças perto da praia. Então, a escolha é sua.

Montevideo

E finalmente você poderá dizer que chegou à capital do Uruguai. Se estiver com tempo livre, passeie um pouco pela cidade e conheça os prédios que contam parte da história do país.

O Palácio Salvo foi a torre mais alta da América do Sul por muito tempo

É claro que há muito o que fazer em Montevideo, mas se seu objetivo é descansar junto à natureza, o Parque Municipal Punta Espinillo é uma ótima opção. Apesar de gratuito, não tem muita estrutura. Além disso, atualmente só pode acampar no parque em campings privados.

O Camping Privado del Parque Punta Espinillo é ideal para churrasco, descanso e até pescaria. E a propósito, demora apenas 2 horas para chegar de Punta del Este a esse acampamento.

Colônia do Sacramento

A próxima parada pode ser Colônia do Sacramento, que fica a 2 horas e 15 minutos do Parque Municipal Punta Espinillo. Esta cidade lembra muito a arquitetura antiga do Brasil. E não é nada de se estranhar, já que também foram colonizados pelos portugueses.

Curiosidade: Uruguai já foi parte do Brasil, mas deixou de ser em 1822. 

Se desejar ou precisar de alguns recursos como energia ou água, há campings bem rústicos na área. Entretanto, o mais comum é acampar perto do letreiro de Colônia. Ele fica na praia e pode ser facilmente encontrado, já que além de letras grandes você também verá alguns RVs estacionados próximo ao letreiro.

Em contrapartida, é de Colônia do Sacramento que campistas costumam ir à Argentina. Se este é seu plano, nós já fixemos um post falando sobre onde acampar na Argentina.

Contudo, se ainda deseja viajar mais um pouco de trailer pelo Uruguai, dê uma passada em Castillo Barón de Mauá. Você vai adorar saber mais sobre a influência que o visconde de Mauá teve no Uruguai. Além de adquirir conhecimento, você pode parar e fazer um piquenique no Parque Visconde de Mauá, onde há também o museu do visconde de Mauá. Essa parada também te ajudará a descansar antes de ir ao próximo destino.

Guayabos

E assim, viajando por mais 2 horas e meia, você vai chegar a Guayabos. O nome é um pouco estranho, mas o lugar é interessante.

Dentre outros lugares, as Termas Almiron, a Meseta de Artigas e o Parque Bartolomé Hidalgo merecem uma visita. Falando nisso, o parque tem uma área de camping convencional onde dá para acampar sem custo algum.

Valle éden

Depois de quase 4 horas de viagem, chegamos, então, ao Valle Éden. O Camping El Mago tem tudo o que você precisa para descansar. No clima de explorador, você pode conhecer o Pozo Hondo (Poço fundo), uma cachoeira que se forma com águas da chuva, o Cerro Sombrero e Las marmitas.

O Valle do Éden, como o nome deixa transparecer, é um paraíso no Uruguai. E você pode conhecer esse paraíso através de trilhas como o sendero Cueva del chivo, por exemplo.

Pozo Hondo, Valle Éden

Rivera

E estamos chegando ao fim da viagem. Em Rivera, que fica a 2 horas do Valle Éden, você faz a burocracia, que de burocrática não tem nada. Pode passar a noite no estacionamento do shopping e aproveitar para reabastecer seu armário para chegar em casa. (Se estiver indo para casa, é claro).

E por fim, a cidade brasileira que faz fronteira com Rivera é Santana do Livramento. E é assim que damos adeus ao Uruguai. Você vai sentir saudades, eu sei. Mas pode voltar sempre que quiser e puder.

O que saber antes de ir

Dizem que o correto é fazer a entrada e saída do país por Rivera, mas a entrada por Chuí também é aceitável. A propósito, Chuí em português e Chuy em espanhol são os nomes das duas cidades que ligam Brasil e Uruguai. E também é como as pessoas se referem à rua em que de um lado as pessoas falam português e do outro, espanhol. 

Não leve frutas, verduras e legumes. Leve alimentos não perecíveis e compre o básico por lá mesmo. 

Por ser um país com aparência de cidade do interior, logo pensamos que os mercadinhos não tem nada do que queremos e são muito caros, mas não. Os parques e campings geralmente têm um mercadinho com preço bem similar aos demais mercados do Uruguai.  

Documentação

Os documentos para viajar de carro pelo país são:

  • RG dos viajantes (até mesmo crianças);
  • Carta Verde apenas para o carro, o trailer não precisa. É importante lembrar que a Carta Verde deve ser impressa em papel verde e o valor depende da quantidade de dias que você deseja viajar de trailer pelo Uruguai;
  • Comprovante de vacinação contra Covid-19.

Entretanto, se este não for o seu único destino, lembre-se de levar o passaporte, pois as regras que você precisa seguir para viajar de trailer pelo Uruguai com segurança podem não ser as mesmas em outros países.

Lembre-se: O papel que você receber em Chuy deverá ser apresentado em Rivera na volta para o Brasil.

E agora que você já tem noção dos inúmeros lugares para visitar, você é quem nos responde se vale a pena viajar de trailer pelo Uruguai. Deixe sua opinião nos comentários. E é claro, quando passar por esses lugares, marque a Easy Transport nas redes sociais. Adoraríamos saber que estamos te ajudando a descobrir seu lugar no mundo. 

Até a próxima jornada, amigos campistas.

Marcações: