Como rebocar seu trailer com segurança: Veja estas dicas

Alugou ou comprou um trailer para viajar, mas não está muito seguro do que fazer ou como agir para que tudo dê certo? Aqui estão algumas dicas para você rebocar seu trailer como um profissional. E com segurança, é claro, pois não basta chegar ao destino, tem que chegar lá inteiro. Brincadeiras à parte, vamos às dicas.

Tenha um carro que realmente aguente o trampo

Família Easy Transport pelo mundo.

Já falamos aqui que o requisito mínimo para um carro rebocar um trailer é um motor 2.0 ou 140CV, certo? Mas, como as próprias palavras dizem, isso é um requisito mínimo. Para que sua viagem seja segura e você não danifique seu carro, procure um que além de ter condições mínimas para reboque realmente aguente a missão de carregar sua casa sobre rodas tranquilamente pelas estradas da vida.

Pacote para reboque

Mesmo que seu trailer seja mini, você vai estar puxando no mínimo 450kg. Então, é melhor adquirir um carro com pacote de reboque ou instalar um no seu carro. Geralmente, esse pacote vem com engate, cabos que ligam o sistema de iluminação do seu carro ao do trailer, suspensão e freios. Assim, você consegue ter mais controle do seu trailer e não corre o risco de causar distúrbios ou acidentes no trânsito.

Além disso, é bom lembrar que, segundo a legislação, não é qualquer carro que pode ter reboque. E se você rebocar seu trailer (ou qualquer tipo de reboque) com carros inapropriados você poderá ser multado. 

Recomendamos que veja o vídeo do Opinião Sincera no YouTube. Eles falam um pouco mais sobre isso neste vídeo.

Retrovisores de reboque

Ainda falando de upgrades no seu carro, outra mudança necessária é um retrovisor de reboque. O que nada mais é do que um extensor de retrovisor que pode ser colocado no retrovisor original do seu carro. Ele ajuda a enxergar todo o comprimento do seu trailer e o que vem atrás dele. Assim fica bem mais fácil evitar danos. Além do mais, policiais rodoviários vão reclamar ou mutá-lo se verem você rebocando um trailer sem extensores de retrovisor.

Extensor de retrovisor com lente de aumento

Se ainda não tem, você pode encontrá-los no Meu trailer, um site com tudo para trailers e motorhomes. 

Faça um teste antes de viajar

Assumindo que você está lendo este artigo porque está prestes a rebocar seu primeiro trailer, sua viagem ainda não começou. Por isso, mesmo que não seja uma viagem para muito longe, faça um test-drive para ter certeza que tudo está funcionando corretamente. Dê uma volta pela cidade ou cidade vizinha, acampe lá, se puder, e só então comece a viagem de fato. Isso é interessante até para saber se esqueceu de algo mais.

Esvazie as caixas d’água

Quando você começar a rebocar seu trailer de viagem por aí, vai perceber que a água é uma das coisas mais pesadas. Por isso, uma dica interessante é não esperar que as caixas de água cinza e preta encham por completo para você esvaziá-las. Sempre que parar em um posto de gasolina ou camping que tenham lugar para despejar essas águas, não pense duas vezes, esvazie as caixas. 

Dependendo da ocasião, você pode até não encher a caixa de água potável completamente, mas para evitar ficar sem água, só faça isso quando extremamente necessário.

Distribua o peso igualmente pelo trailer

Além de não levar mais do que precisa, organize seu trailer de um jeito que o peso seja distribuído igualmente. Ou ainda, evite colocar as coisas mais pesadas na traseira. Se preciso, as mais pesadas na frente e as mais leves atrás. Mas nunca o contrário.

Dirija no limite de velocidade

No geral, rebocar seu trailer será uma tarefa simples, mas vai precisar tomar muito cuidado quando for mudar de via ou fazer curvas. Então, algo que vai ajudar bastante é dirigir abaixo ou no limite de velocidade que a rota exigir. Além disso, dirigindo mais devagar você consegue economizar mais combustível e visitar tranquilamente todos os lugares que desejar. Quem sabe até ir mais longe que o planejado porque durante uma conversa com outros viajantes te recomendaram visitar um lugar que não estava nos seus planos. A vida é cheia de surpresas, não é mesmo? Esteja preparado para elas.

Não dirija cansado

Esta dica talvez soe muito batida, mas a empolgação ou os campings reservados podem fazer com que você queira chegar logo nos destinos programados, mas lembre-se de relaxar. A razão pela qual a maioria dos overlanders decidem pegar a estrada é para fugir da correria da cidade.

Portanto, vá com calma. Aproveite as paisagens! Curta cada momento.

Está cansado ou dirigiu por várias horas seguidas? Faça uma pequena pausa (em um local apropriado, é claro!), prepare um café ou reúna a família em um piquenique à sombra de uma árvore. 

Ademais, você está aprendendo a rebocar um trailer, ou seja, sua casa ambulante. Está cansado? Tire um cochilo dentro do trailer, que se foi produzido pela Easy Transport, modéstia à parte, tem uma cama das mais confortáveis.

Enfim, estas são algumas dicas que se você seguir, conseguirá ter uma experiência bem melhor. Dirija com cuidado e descubra seu lugar no mundo. Até a próxima jornada, amigos campistas.