Erros que campistas iniciantes cometem e você deveria evitar.

Está começando a acampar agora? Descubra quais erros de campistas iniciantes você poderia evitar e assim, ter uma viagem bem mais prazerosa.

Ouvir os mais experientes é uma boa tática para evitar os mesmos problemas. Por isso, decidimos fazer uma pesquisa para saber quais são os erros de campistas iniciantes que deveriam ser evitados. Aqueles erros que ninguém cometeria de novo.  E este foi o resultado da pesquisa.

1° Erro: Não saber escolher o RV

Tire suas dúvidas sobre RV´s aqui

Este foi um dos erros de campistas iniciantes mais comentado. Na hora de comprar ou alugar o RV a pessoa não se lembra que aquela será a casa dela por um período de tempo. Ela só pensa em como vai ser bom viajar. E nisso, acaba esquecendo de detalhes bem importantes. Como, por exemplo, o espaço do trailer, a água e a energia.

O que fazer?

Nós precisamos de água e energia mais do que imaginamos. Por isso, pense na quantidade de pessoas que irão usar esses recursos e com qual frequência. E então, ao mandar fazer o seu trailer ou comprar usado, use esses valores como referência. O mesmo vale para o espaço. Se sua família tem 4 pessoas, não compre um RV que só cabe 2. Da mesma forma, com o RV em mãos lembre-se de testá-lo pelos arredores de sua cidade para garantir que tudo funciona corretamente. Imagina só você dirigindo no meio do nada e seu transporte quebra.

2° Erro: Viajar muito rápido

Ao iniciar a jornada você está animado para conhecer o máximo de lugares possíveis. Por isso, conhece os lugares mais superficialmente. Quem sabe, promete a si mesmo ou aos seus familiares que vai voltar lá no futuro. Entretanto, pensando em gastos a longo prazo, é mais econômico visitar todos os lugares que quer em uma viagem só. Você não vai precisar gastar tempo e dinheiro fazendo o mesmo percurso para chegar lá outra vez.

O que fazer?

Se não vai visitar determinado local para economizar, que tal sacrificar outras regalias para compensar nas finanças? Em vez de acampar em uma área mais estruturada, pergunte ao dono do camping se há espaço para fazer boondocking, por exemplo. Essa modalidade é, na maioria das vezes, gratuita. Se não houver boondocking, pergunte por dry camping. Esta não é gratuita, mas é bem mais barata que áreas de camping convencionais.

3° Erro: Seguro de viagem

Ou viajando por terra, ar ou água, ao sair do seu país é necessário ter um seguro de viagem. Mesmo sendo a pessoa mais saudável do mundo, você não sabe o que pode acontecer fora do Brasil. Somos seres mortais, e sendo assim, estamos sujeitos a doenças, acidentes e muito mais.

O que fazer?

Contrate um seguro de viagem que cubra TUDO. Inclusive, Covid-19. Parece até estranho, mas nem todos os seguros cobrem gastos com o vírus do momento. Portanto, antes de contratar um seguro de viagem, que para alguns países é obrigatório, tenha certeza que ele vai te servir quando precisar.

Igualmente, lembre-se de levar no trailer alguns remédios de uso comum ou prescritos por médico. É mais barato levar de casa do que comprar na hora da necessidade.

4° Erro: Planejar de última hora

Para qualquer projeto a regra é a mesma. Quanto mais planejamento, menos imprevisto e, portanto, menos gastos desnecessários. Com a sua viajem de trailer não vai ser diferente. Por isso, planeje o máximo possível antes de meter o pé na estrada. Reserve os campings ou estacionamentos, marque todos os lugares por onde vai passar, e etc.

5° Erro: Ir somente a pontos turísticos

É claro que há uma certa limitação para quem vai em road trip. Já que não é todo lugar que aceita trailer ou motorhome.  Mas, no geral, percebe-se que as pessoas acabam seguindo as mesmas rotas. Porque aquelas pessoas mais influentes vão para tais lugares, os demais campistas vão também.

Ir a pontos turísticos dá a ideia de que um bom momento ou belas fotos são garantidas. Você está em busca de liberdade, não é? Então, liberte-se do padrão e crie suas próprias rotas.

Conheça lugares menos óbvios. Estando com quem você ama até a mais simples paisagem pode se tornar especial.

O que fazer?

A internet está aí para facilitar a nossa vida. Desse modo, ela pode facilitar seu processo de escolha de destinos também. Entre em grupos de viagens e converse com turistas e nativos. Peça dicas de lugares menos famosos e seguros para conhecer. Mas não confie em apenas uma fonte de informação. Confirme a veracidade da informação com pelo menos 3 pessoas diferentes.

6° Erro: Viajar com o mesmo carro por outros continentes

Viajar pelo mundo de carro é a meta de muitas pessoas. Mas não precisa ser o mais esperto para saber que águas separam alguns continentes. Uma solução para esse problema é transportar seu veículo de barco. Porém, é muito caro. Ainda assim, os viajantes pagam para levar seus carros até outro continente por água.

O que fazer?

Sai mais barato vender o carro e comprar outro quando mudar de continente do que pagar para levar ele de barco. Eu sei, muitos apegam-se com seus RVs, já que eles também fazem parte da experiência. Mas não se apegar a coisas é uma característica do estilo de vida overland. Caso você tenha dúvida se esse estilo de vida é para você, leia mais sobre isso aqui.

7° Erro: Muito equipamento

Não é necessário carregar inúmeros equipamentos por onde vai. Um celular, uma câmera e um drone pequeno são suficientes para captar os melhores momentos.

8° Erro: Não se atentar a vacinas e documentos necessários

Imagina só ter tudo preparado e ser impedido de não entrar no país dos seus sonhos porque sua documentação está incompleta. Ou pior, ser pego de surpresa na estrada e pagar uma multa.

Ficar atento a vacinas, visto, passaporte, CNH e demais documentos necessários para transitar pelo Brasil e outros países é obrigação de todo overlander.

Se você vai para o Chile, por exemplo, um site muito útil para saber sobre documentos necessários para entrar nos Parques de lá é o CONAF, o Ministério da Agricultura chileno.

O que fazer?

Pesquisar. Essa é a melhor coisa a se fazer quando se trata de qualquer coisa que a gente não sabe a respeito. Se você não cometer o erro n° 4 e planejar bem sua viagem, então você saberá em quais países irá passar. Uma vez tendo ciência deles, é só pesquisar quais documentos e vacinas são necessários para entrar em cada um desses países. Cheque a veracidade das informações, faça uma lista e consiga todos os documentos e vacinas que te faltam. 

Lembrando que com a pandemia o turismo teve grandes mudanças. Então, além de verídicas, as informações precisam estar atualizadas. 

No mais, esses são erros de campistas iniciantes que você que está começando agora deveria evitar. Portanto, libere seu lado explorador, pesquise o máximo possível e garanta uma viagem mais prazerosa e tranquila. Tanto para você, quanto para sua família.

E assim, terminamos mais uma jornada. Até a próxima, amigos campistas.

Veja também: Lugares para acampar no verão

Marcações: