Como planejar uma viagem de trailer à prova de falhas

Para que sua viagem seja perfeita, você precisa de planejamento. Siga estes 6 passos e aprenda a planejar uma viagem de trailer.

Para que sua viagem seja perfeita, você precisa de muito planejamento. Por isso, nós vamos te mostrar como planejar uma viagem de trailer para que os imprevistos não transformem sua viagem dos sonhos em pesadelo.

Estes 6 passos vão te levar a uma grande jornada:

1° Passo: Pessoas

Quantas pessoas irão embarcar com você nessa aventura? São amigos ou família? São ambos? Escolha bem quem vai te acompanhar, pois o espaço de um trailer pode se tornar sufocante com as pessoas erradas ou que não estão na mesma vibe que você.

2° Passo: RV

É óbvio que seu RV será um trailer, afinal este post é especificamente para te ajudar a planejar sua viagem de trailer, não é? 

Entretanto, não existe só um tipo de trailer. Inclusive, falamos um pouco sobre tipos de trailers neste artigo aqui. Dê uma olhadinha nele se ainda não sabe qual RV escolher.

Escolha um trailer para a quantidade de pessoas que vão e de acordo com os lugares que quer visitar. Ele fará parte da viagem mais do que imagina.

3° Passo: Planeje uma rota própria para trailers

Você provavelmente não irá viajar de trailer sozinho, então converse com seus companheiros overlander a respeito dos lugares que todos querem visitar e baseie sua rota nisso. Além disso, saiba que nem todos os campings aceitam trailers ou RVs maiores. Dessa forma, é bom perguntar antes para ter certeza que vai poder acampar nos trajetos que escolheu.

Não precisa ser uma rota que você é obrigado a seguir, faça chuva ou sol. Mas ela é necessária para economizar tempo e dinheiro. Falamos um pouco sobre isso nesse artigo aqui.

Pesquise horário de funcionamento, regras do local, localização, taxas de entrada, etc. E mantenha todas essas informações em um arquivo que você possa conferir mesmo sem internet. É, o foco de sua viagem deve ser se conectar com a natureza, já que se conectar com a internet não será tão fácil assim. Vai depender muito dos lugares que você escolher ir. 

4° Passo: Reservas antecipadas

Reserve com antecedência. Nos parques nacionais, por exemplo, os campistas reservam vagas com até 6 meses de antecedência. Se você deixar para a última da hora, facilmente ficará de fora por falta de vaga.

5° Passo: Comida

Você precisa de bastante energia física para fazer trilhas, subir montanhas, etc. Assim, não pense só nos churrascos e bebidas, também leve comida para preparar refeições saudáveis. Até porque, nem em todos os lugares você poderá comprar e repor o que falta no seu armário.

6° Passo: Check list

Com as reservas feitas e percurso planejado, suas preparações estão chegando perto do fim, mas ainda não acabou. Por isso, certifique-se que seu trailer e demais pertences estão prontos para começar a jornada. Abaixo estão algumas coisas que acreditamos que você vai precisar:

  • Mapa físico e digital (Google Maps permite baixar a rota e ver offline);
  • Números de telefone dos campings. Caso não consiga achar o lugar ou tiver outras dúvidas, eles podem te ajudar;
  • Capas de chuva, protetor solar e roupas para o inverno. Principalmente se seu objetivo é sair do Brasil rumo a outros países da América Latina. O clima pode mudar de céu aberto para nublado em minutos, então prepare-se para climas frios e quentes;
  • Chip e recarrega para o celular;
  • Carregador de celular que muda a potência;
  • Sacos impermeáveis para lixo;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Saco para colocar roupa suja;
  • Papel higiênico;
  • Extintor de incêndio (obrigatório em países vizinhos);
  • Dinheiro em cédula;
  • GPS;
  • Lanterna.

Obviamente, esses são itens de utilidade geral. Leve mais itens conforme sua e a necessidade dos que vão com você. Mas também não exagere, tá? Um trailer mais pesado é mais difícil de ser rebocado.

Coisas que deve saber

Principalmente no Brasil, não são todos os campings que têm estrutura para despejar a água servida e a de detritos do seu trailer. Então, procure o lugar certo para se livrar delas sem agredir à natureza ou incomodar vizinhos com mau cheiro.

Seguindo esses passos é impossível você planejar uma viagem de trailer que não dê certo.

E por fim, no final de cada viagem é só analisar o que você mais precisou e retirar do trailer o que não é realmente necessário. O bom do estilo de vida overlanding é que você está constantemente aprendendo com seus erros. E esses erros te fazem crescer tanto em conhecimento, quanto como pessoa.

E aí, a data da sua viagem já está se aproximando? Quais dos passos que citamos ainda te faltam para você começar a jornada? É viajante experiente e acha que faltou alguma dica? Deixe nos comentários. Sua opinião também é bem-vinda.

Até a próxima jornada, amigos campistas.