Boondocking: como acampar de graça

Boondocking é acampar de um jeito mais simples e gratuito

Boondocking. Uma palavra até engraçada, mas você já deve ter feito isso antes. Ou porque precisou pernoitar, ou porque não queria ficar em um acampamento cheio. Alguns até confundem boondock com dry camp, mas a verdade é que há uma pequena diferença entre eles. Mas o que é boondocking, afinal?

Em resumo, boondocking nada mais é que uma forma mais simples e gratuita de acampar.

Qual é a diferença de boondocking e dry camping?

Dry camping é o que chamamos de acampamento seco. Você paga para ficar em uma parte do acampamento com bem menos recursos, se comparado a um camping convencional. Banheiros e churrasqueiras, por exemplo, são coisas que você não terá em um acampamento seco. Sua única regalia, digamos assim, são pontos de energia. É claro que com recursos limitados você pagará bem menos, já que sua estadia naquele lugar não estará gerando um custo alto para o dono do camping. Esta, inclusive, é a principal vantagem do dry camping: seu preço reduzido.

Enquanto isso, se for boondocking você não tem acesso a nada além do espaço em que você está estacionado. Não tem energia, água encanada, internet, área para cozinhar, nada. Ele também é chamado de wild camping (acampamento selvagem). Uma vez que você vai precisar de algumas estratégias mais antigas para suprir suas necessidades físicas. 

Apesar de não parecer uma opção muito atraente, fazer boondocking tem seu lado positivo. Nada de vizinhos, reservas com antecedência ou estacionamento pago. Caso não seja gratuito, ainda será um valor bem inferior, tendo em vista as condições mais rústicas do local. Além disso, o melhor de tudo será a possibilidade de contemplar a natureza sem muita interferência humana.

Onde fazer acampamento selvagem?

Infelizmente, não se pode fazer boondocking em qualquer lugar. Principalmente no Brasil, onde viajar de trailer ainda é algo relativamente novo. Contudo, não se desespere. Ainda assim há muitas opções. Dentre as mais comuns temos:

  • Loja de conveniência 24 horas;
  • Áreas de descanso (rest area/truck stop), espaço para motoristas descansarem sem precisar sair da rota principal;
  • Centro de Informações Turísticas (visitor center); e
  • Posto de gasolina.

É importante lembrar que esses são lugares para passar a noite. Não são lugares que você pode acampar durante uma semana inteira, por exemplo.

Boondocking é perigoso?

A resposta vai depender de onde você quer acampar. Mas em geral, é preciso escolher um lugar em que seja permitido estacionar durante a noite. Já que ao estacionar em lugares proibidos você pode ser rebocado. E sempre que possível, dê preferência a lugares que têm monitoramento de guardas noturnos.

O que é preciso para fazer acampamento selvagem ou seco?

Os trailers da Easy transport tem tudo o que você precisa para fazer boondocking e dry camping. Saiba mais sobre eles aqui e sinta-se livre para acampar em qualquer lugar sem se preocupar com água, energia, etc.

Vale a pena fazer boondocking?

Talvez você até pense: “Ah, nem adianta saber disso. Aqui no Brasil quase não dá para acampar assim.” 

Mas pensa um pouco. Os países onde o boondocking é mais comum são os países em que a moeda brasileira vale menos. A saber, alguns deles são Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Então, enquanto você viaja pela américa latina, em que a maioria dos países tem uma moeda que vale menos, se não puder fazer acampamento selvagem, tenta acampamento seco. Se houver somente opções mais convencionais, acampa da forma tradicional, mesmo. 

Em compensação, quando você for para países em que o real vale menos e ao converter você gasta mais, é só procurar por boondocking ou wild camping. Entendeu a lógica? Assim, você mantém sua viajem por mais tempo e com maior qualidade. Se você planeja viajar de trailer pelos Estados Unidos, um site que você poderia visitar para saber onde acampar de graça é o BLM (Bureau of Land Management).

Sobretudo, o importante é você ter ciência das oportunidades e aproveitá-las quando possível. Até a próxima jornada, amigos campistas.