Pular para o conteúdo

1º estacionamento inteligente do Brasil para motorhomes e trailers esta em Pomerode (SC)

Desenvolvido pela LabRetail em parceria com a startup catarinense TRV, espaço oferece uso de água e energia elétrica sob demanda para aqueles que buscam autonomia, mais sustentabilidade e espaço seguro para ficar durante a viagem.

Um estacionamento inteligente para motorhomes, trailers e caravanas em que o uso de água e energia elétrica acontece sob demanda, de forma econômica e sustentável: essa é uma solução desenvolvida pela LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva, em parceria com a TRV, plataforma de reserva de hospedagem para campismo, caravanismo e atividades ao ar livre, que já está disponível na cidade de Pomerode (SC). O primeiro estacionamento inteligente a ser desenvolvido no Brasil, esse smart camping, é autônomo e funciona 24 horas. 

A iniciativa chega para estimular o turismo no país, que tem quase 8 mil quilômetros de faixa litorânea a serem explorados, principalmente para atividades ao ar livre, turismo de natureza ou de aventura. “O interesse por destinos sustentáveis está cada vez mais em alta, impulsionado pela crescente conscientização em relação aos desafios ambientais, sociais e econômicos. Apesar disso, para definir um roteiro, muitos viajantes se sentem desencorajados ao escolher os destinos, principalmente por conta da falta de segurança ou da infraestrutura inadequada. Contudo, proporcionamos total independência e comodidade para ter água, energia elétrica e segurança de forma simples, descomplicada e econômica. As diárias são mais baratas do que as de um camping comum, que normalmente não possui estrutura para os veículos”, comenta Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail.

Silvestre explica que, quando não há a opção de utilizar um estacionamento inteligente, quem está viajando de trailer ou motorhome precisa parar em um camping ou posto de gasolina para descansar e abastecer, o que às vezes não é suficiente. “Esses lugares não oferecem a comodidade de ter água e energia elétrica à disposição. Em um camping você paga uma diária para usar um banheiro coletivo e tem que procurar uma solução para encher a caixa d’água do motorhome e carregar a bateria do veículo com energia elétrica”.

Como funciona o estacionamento inteligente?

No estacionamento inteligente, esses recursos estão disponíveis sob demanda. “O smart camping atende dois perfis de clientes: o primeiro é mais consciente e busca experiências que respeitem tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. O segundo reconhece que recursos como água e energia são controlados e pagos conforme a demanda. Ele está ciente de que o uso irresponsável terá impacto financeiro, então o comportamento acaba sendo impactado, porque uma coleta discreta de informações está sendo feita pela plataforma, já que o sistema apresenta em tempo real o consumo de energia e água do usuário, promovendo a utilização mais eficiente desses recursos. Isso reflete em mudanças culturais e de hábito saudável.”

Fonte: site Turismo Uai

9 comentários em “1º estacionamento inteligente do Brasil para motorhomes e trailers esta em Pomerode (SC)”

  1. A publicação podia incluir mais detalhes sobre: 1) localização; 2) contatos; 3) diária e mensalidade; 4) modos de cobrança de água e energia; 5) sistema de segurança; 6) eventuais serviços adicionais.

  2. Parabéns a cidade de Pomerode e aos idealizadores deste estacionamento inteligente. Atitudes neste formato dizem a diferença e mostra a inteligência de um povo. A maioria de donos de motorhome e campistas são pessoas de bem e que ainda trabalham ou estão aposentados e que de uma forma ou outra resolveram VIVER DE UMA FORMA mais inteligente e aproveitar os momentos com a esposa ou família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *